Acontece hoje no Polo:

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Polo UAB está com inscrições abertas para especialização em Ensino de Ciências

O prefeito Junior da Femac recebeu, ontem (7), em seu gabinete, a visita da professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina, Virgínia Iara de Andrade Maistro. Ela apresentou ao gestor o novo curso de Pós-Graduação Lato sensu que a instituição de ensino superior vai ofertar aos apucaranenses por intermédio do Polo UAB.
A especialização em Ensino de Ciências é voltada aos professores graduados em Química, Física, Biologia, Ciências e áreas afins, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), preferencialmente na rede pública.
“Nós destacamos que esta é uma especialização diferenciada, que usa a metodologia investigativa desde o primeiro dia de aula. Isso significa que os acadêmicos terão que caminhar por todos os assuntos propostos, colocando-os em prática nas suas escolas, antes de escolher um tema para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso,” explicou a professora Virgínia.
Segundo a coordenadora do Polo UAB, Sueli Gonçalves, serão 30 vagas destinadas ao município de Apucarana.  “Nós estamos muito contentes porque fomos selecionados para ofertar mais essa especialização da UEL. Eu tenho certeza de que ela será um sucesso. As inscrições vão até o dia 17 de outubro. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 81,00 para participar da seleção, mas o restante do curso é totalmente gratuito,” disse.
A previsão para o início da Especialização em Ensino de Ciências é fevereiro de 2020, com duração de dezoito meses. O curso será feito a distância, com atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Plataforma Moodle. Porém, é importante que o professor esteja atuando em sala de aula porque também serão exigidas práticas de investigação no ambiente escolar.
“Para aqueles que não têm acesso à internet, o Polo UAB disponibiliza um laboratório com cerca de cem computadores e todo o suporte na área de informática,” lembra a coordenadora Sueli.
“A equipe eficiente e a ótima estrutura do polo de Apucarana foram justamente os diferenciais que nos levaram a escolher esta unidade para sediar a especialização,” afirma professora Virgínia.
A secretária de Educação, Marli Fernandes, acompanhou a visita no gabinete. “A formação continuada dos docentes é muito importante. Além de aprimorar as suas práticas em sala de aula, cursos assim contribuem para que o professor avance no plano de carreira. Nós esperamos que, em breve, a UEL amplie a oferta e passe a abranger também os profissionais da rede municipal,” pediu.
O prefeito Junior da Femac destacou a qualidade do ensino ofertado pela Universidade Estadual de Londrina. “Conforme avaliação divulgada recentemente pelo jornal Folha de São Paulo, a UEL é a quinta melhor universidade estadual do Brasil. Nós convidamos todos os professores de Apucarana e região a participar deste curso. Com certeza valerá o esforço,” garantiu.
A ficha de inscrição e o edital completo estão disponíveis por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/inscpos/index.php&pagina=view/ListarCursos.php&nv_curso=1&sq_nivel=2