Acontece hoje no Polo:

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PROJETO PILOTO FORMAÇÃO DE TUTORES

O Projeto Piloto de Formação de Tutores tem a finalidade de levar ao tutor a se profissionalizar refletindo sobre o verdadeiro significado da função de tutoria, formando assim tutores com conhecimentos fundamentais para o exercício da EAD e suas atribuições.

Criado pela coordenadora do Polo UAB Apucarana, professora Sueli Gomes, o curso visa unir os tutores dos diversos cursos ofertados pelo Polo em Apucarana, num total de 25 tutores, que são vinculados junto ao CAPES/MEC, por intermédio de uma plataforma de educação a distância, o Moodle, disponibilizado  pelo C.T.I. (Centro de Tecnologia da Informação) da Prefeitura de Apucarana.

Os tutores desenvolvem um papel fundamental nos cursos a distância, pois são o elo entre os professores das instituições, coordenadores e alunos, é o tutor quem mantém o contato com aluno, muitas vezes visto até como professor pelo aluno. E analisando a situação do polo Apucarana, com 25 tutores, assistindo mais de 1000 alunos, tivemos a iniciativa de compartilhar experiências e buscar a otimização dessa função.

Ao longo do curso vamos dialogar bastante sobre o Tema de Formação de Tutores, e cada grupo de tutores desenvolverá uma disciplina que será aplicada aos próprios tutores.

Ao ser apresentado esse projeto à coordenadora UAB/UNICENTRO, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel,  a mesma aprovou e inclusive ofereceu apoio da instituição, disponibilizando a professora Michele Tupich no assessoramento e coordenação,  possibilitando a certificação deste curso pela Unicentro. Ainda assim, no dia 23 de agosto, o polo Apucarana recebeu a visita da professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a qual elogiou o projeto e expos toda sua visão sobre os tutores de polos da Universidade Aberta do Brasil em uma reunião com os tutores locais.