tp

tp

Acontece hoje no Polo:

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Artigo de coordenadora do Polo UAB integra livro de inovações educativas

Iniciativa relata programa de formação dos tutores do polo

Com um artigo ciêntífico relatando a experiência de formação continuada dos tutores do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil(UAB), a coordenadora professora Sueli Gomes Reis concorreu ao Prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual, uma promoção do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância(NUTEAD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG). O trabalho concorreu na categoria Gestão.

"Estou bastante contente, pois o artigo foi classificado e consta no "Livro Inovações Educativas e Ensino Virtual equipes capacitadas, pŕaticas compartilhadas", valorizando, referenciando e divulgando boas práticas de gestão de Apucarana", destaca a educadora.

Ela explica que a experiência do Polo de Apucarana na formação de seus tutores faz parte de uma sequência de ações desenvolvidas pela administração municipal em diversas áreas. "Tanto na Secretaria Especial de Ensino Superior, quanto a Autarquia Municipal de Educação mantém iniciativas com intuito de formar continuadamente seus profissionais. O Polo UAB, como uma expansão da Universidade, deve ser como ela, um lugar onde se produz conhecimento", defende a coordenadora Sueli.

De acordo com ela, a iniciativa relatada no artigo existe desde 2014 e contribui para a formação dos tutores no exercício da função. "Contribuindo para o aprofundamento da reflexão teórica por meio da dialogicidade. Neste programa de formação, cada tutor é sujeito da sua própria formação, desta forma o resultado se mostra mais efetivo, pois a formação é mais valorizada por parte dos cursistas/tutores", esclarece. Ela conta que no trabalho de formação é utilizada a Plataforma Moodle da Prefeitura, onde estão registradas todas as disciplinas e atividades do curso. "Neste ano, o Polo continua com a formação, pois vislumbra a oportunidade de compartilhar ideias e novas experiências para uma educação de qualidade", conclui Sueli.

O prêmio Inovações Educativas e Ensino Virtual da UEPG destaca icentivo a experiências em educação aberta, flexível e a distância, por meio da identificação e valorização de práticas que possam servir de referência a professores, tutores ou instituições interessadas.