Acontece hoje no Polo:

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Júnior da Femac quer Apucarana na “Universidade Virtual do Paraná”

 

Apucarana deve ser incluída em breve no programa Universidade Virtual do Paraná (UVPR). O assunto foi tratado nesta terça-feira (24/08), em Curitiba, entre o prefeito Júnior da Femac e o superintendente Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo Estadual (Seti), Aldo Nelson Bona. “Foi uma reunião bastante importante, onde solicitamos formalmente ao governo Ratinho Júnior a inclusão de Apucarana no “roll” de cidades atendidas pela Universidade Virtual do Paraná. Iniciativa que reúne os centros de EaD das instituições estaduais de ensino superior e oferta várias graduações, pós-graduações, formação continuada, além de cursos abertos e executivos gratuitos”, informa o prefeito Júnior da Femac, que na agenda esteve acompanhado do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital.

Ao superintendente, Júnior pontuou que Apucarana é um polo universitário consolidado no Norte do Paraná e que o município não pode ficar de fora do programa estadual. “Possuímos universidades e faculdades, privadas e públicas, que ofertam uma gama de cursos e formam anualmente profissionais bem preparados para o mercado de trabalho. Anualmente recebemos milhares de estudantes, grande parte oriundos de cidades da região e até de outros estados brasileiros e, a inclusão de Apucarana na Universidade Virtual do Paraná (UVPR) agregaria muito ao nosso cenário de ensino superior”, assinalou o prefeito.

A UVPR é a rede de Educação a Distância do Estado (EaD). Reúne os centros de EaD das instituições estaduais de ensino superior para o desenvolvimento de projetos e cursos com o pensamento na educação transformadora. “O objetivo da UVPR é ampliar com qualidade o número de vagas na graduação e na pós-graduação, assim como facilitar o acesso a outros tipos de formações por meio da modalidade de educação a distância”, disse Aldo Bona, superintendente estadual. De acordo com ele, a atuação em rede das universidades pretende ainda incentivar a pesquisa e também o desenvolvimento de inovações a partir do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) a fim de gerar mais desenvolvimento nas regiões do Paraná.

A pandemia, complementa o prefeito Júnior da Femac, reforçou a importância do uso da tecnologia de comunicação no ensino. “O superintendente Aldo Bona foi bastante receptivo ao nosso pedido e ressaltou a boa parceria do Governo Estadual com Apucarana, através do polo UAB (Universidade Aberta do Brasil). Também enalteceu a relevância de Apucarana no contexto paranaense, lembrando da presença do campus da Unespar/Fecea na cidade”, concluiu o prefeito.

FONTE:  http://www.apucarana.pr.gov.br/site/junior-da-femac-quer-apucarana-na-universidade-virtual-do-parana/